O Bairro do Amor

Uma varanda debruçada para a vida

sábado, fevereiro 05, 2005

Música pop

Existe o filme e existe o livro. O filme 'tá giro, mas o livro está no top cinco dos livros da minha vida. Sempre que estou na merda sei que posso abrir o "Alta Fidelidade", pois vou lá encontrar alguma mensagem que me alivie a dor de corno. Ou que reforce a sensação de que sou mesmo um filho da mãe egoista e insensível, o que faz de mim um homem igual aos outros.


Uma das coisas mais importantes que aprendi com o "Alta Fidelidade" foi a ouvir muita música pop. Com as previsíveis consequências:

«Durante algum tempo dei uma importância espectral a qualquer canção em que uma pessoa tivesse perdido outra, e como essa classificação abrange toda a música pop, eu andava quase sempre atormentado.»

Isto está a custar mais do que devia. Mais do que o que eu queria. Mais do que o que era suposto, dadas as circunstâncias.

A minha avozínha sempre me disse: «O que arde cura...!» E eu acabei por descobrir que é verdade. E a retirar algum consolo deste facto, apesar do desconforto. Acho que se chama masoquismo. Mas resulta. Só que não é um processo ao alcance de qualquer um, visto ser perigosíssimo.

«As pessoas preocupam-se que os filhos brinquem com armas, e que os adolescentes vejam vídeos violentos; temos medo que algum tipo de cultura da violência os domine. Ninguém se importa que os miúdos ouçam milhares - literalmente milhares - de canções sobre corações destroçados e rejeição e dor e tristeza e perda. As pessoas mais infelizes que conheço, romanticamente falando, são as que gostam mais de música pop; e não sei se foi a música pop que provocou essa tristeza, mas sei que eles ouvem canções tristes há mais tempo do que vivem infelizes.»

Por isso vou aproveitar o fim de semana para um tratamento em profundidade. Vou começar pelo "How Can You Mend A Broken Heart" do Barry White e só acabo no "China In Your Hand" dos T-Pau. Há-de doer tanto que, quando acabar, vou estar insensível durante uma semana, pelo menos. E depois disso já passou tudo.

1 Comments:

  • At 5:12 da tarde, Blogger A said…

    Tens sempre o " Road to our dreams" dos T-Pau...
    Já me fez companhia uns tempitos...
    ;)
    Ânimo, jovem!
    Força.

     

Enviar um comentário

<< Home