O Bairro do Amor

Uma varanda debruçada para a vida

sábado, abril 23, 2005

Narciso


Metamorfósis de Narciso, Salvador Dalí


O Reflexo

Quando Narciso morreu, o lago de àguas doces do seu deleite, transformou-se num charco de lágrimas salgadas, e vieram as Oréades, chorosas, através da floresta, na esperança de conseguirem confortar o lago com os seus cânticos.

E quando viram que as águas doces do lago se tinha transformado em lágrimas salgadas, soltaram as longas cabeleiras verdes e gritaram-lhe 'Não nos admira o teu pranto por Narciso, tão belo ele era.'

'Mas Narciso era belo?' disse o lago.

'Quem melhor que tu o saberá?' responderam as Oréades. 'Em nós ele nunca atentou, mas a ti ele procurava e debruçava-se nas tuas margens a olhar para as tuas profundezas, e no espelho das tuas águas admirava o reflexo da sua própria beleza.'

E o lago respondeu, 'Mas eu amava Narciso porque, enquanto ele se debruçava nas minhas margens a olhar para as minhas profundezas, no espelho dos seus olhos eu admirava o reflexo da minha própria beleza.'

Oscar Wilde
trad. Pedro Fraga