O Bairro do Amor

Uma varanda debruçada para a vida

quarta-feira, julho 27, 2005

Nick Hornby x 2

.
.



O que é que há de comum entra a Nelly Furtado e o Bruce Springsteen? E entre o Rufus Wainwright e Van Morrisson? Ou entre Aimee Man e Soulwax?

Aparentemente nada. Mas a verdade é que todos eles foram alvo da apreciação de Nick Hornby, um dos meus escritores fetiche, no livro "31 Canções". Também lá estão, entre outros, o Bob Dylan, os Beatles, o Santana, o Rod Stewart, os Led Zeppelin, a Ani DiFranco, Röyksopp e Butch Hancock.

Quem leu "Alta-Fidelidade" já sabe com o que contar, apesar de o registo ser muito diferente: crónicas de teor mais pessoal, em vez de ficção. Creio que não será por aqui que Nick Hornby anagariará um grande clube de fãs, mas não é tempo completamente perdido.

Do mesmo autor saíu "Um Grande Salto". Ainda só lí meia dúzia de páginas, mas pareceu-me promissor. Sentí imediatamente o tipo de humor característico de Hornby, entre o cínico e o cândido, quase infantil. O livro conta a história de três suicídas que, por acaso, se encontram no topo do mesmo prédio, quando se preparam para acabar com as suas vidas pouco felizes, na noite de ano novo. Promete.

Como não há bela sem senão, resta-me perguntar: será que a merda da editora Teorema já considerou contratar tradutores que saibam escrever em português? E em revisores de texto, será que já ouviu falar? É que há parágrafos inteiros quase ilegíveis, de tão mal traduzidos e editados. Assim não precisam de pagar direitos de autor, porque o Nick Hornby não escreveu nada vagamente parecido com o que lá vem supostamente traduzido.

1 Comments:

  • At 4:32 da tarde, Blogger José Santos said…

    É por isto que eu gosto de conhecer gente nova com gostos novos!
    Eu NUNCA li nada desse senhor.
    Aconselha-me uma obra para iniciantes em Nock Hornby.

     

Enviar um comentário

<< Home