O Bairro do Amor

Uma varanda debruçada para a vida

quarta-feira, julho 27, 2005

Soares é fixe!

.
Mas, admitamos, já não vai para novo. Pode estar muito bem conservado, para quem viveu tanto em apenas oitenta anos; pode não sofrer do coração, de Alzheimer, de doenças sexualmente transmissíveis, - que se saiba - mas, diga-se a bem da verdade, já não dispõe da agilidade mental de outros tempos. E apesar disso mete num chinelo qualquer eventual adversário político.

Agora, que dizer de um país que tem que recorrer às glórias de um passado já não muito recente para se governar? Que classe politica é esta, que alimenta vacas sagradas, mitos e tabus, incapaz de se renovar e de se comprometer com causas válidas? Que povo é este, acomodado no seu permanente desconforto, inapto para gerar ideais renovados e dinâmicas aglutinadoras?

É certo que por toda a Europa se sente a orfandade dos grandes líderes carismáticos. O mais próximo disso que temos, neste momento, é Tony Blair, o qual não passa de uma sombra, ou de uma caricatura. Zapatero talvez lá chegue, mas ainda é cedo para falar. Apesar deste estado de coisas, nem por isso os franceses foram ressuscitar o Mitterrand, nem os alemães estão a suspirar por Helmut Kohl, e já nem sequer a maioria dos ingleses tem sonhos eróticos com a Dama de Ferro.

Soares é fixe. Soares é uma referência histórica e política. Soares é o pai da Democracia portuguesa. Há que dar-lhe valor por isso, e por tudo o mais que realizou. E é em momentos como este que se devem homenagear figuras como a de Soares, demonstrando que o seu trabalho deu frutos, e que a sociedade portuguesa está preparada para pegar no seu testemunho, gerar novas lideranças e novos ideais.

Soares, para mim pelo menos, será sempre o nosso Presidente. Não precisa de eleições. Precisa é de gozar a merecida reforma.

2 Comments:

  • At 2:24 da tarde, Blogger José Santos said…

    Eu concordo contigo.
    Há pessoas que não sabem quando "arrumar as botas".
    Talvez uma derrota o faça ir gozar a reforma!

    Há quem nunca aprenda!

     
  • At 10:13 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Bem, e depois sou eu que tenho um canudo em ciência política... tás lá!!!!

    Insightful! E garanto-te que mesmo em França, quando se evoca o senhor Miterrand muitas vezes ainda se evoca o seu amigo lusitano! Eu diria mais, "pai da democracia" e "pai da integraçao europeia". Além disso, continua a ser a alma do PS, e mais ainda da esquerda.

     

Enviar um comentário

<< Home